Por Janaína Andrade|
MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante) afirmou que o excesso de lixo jogado na área mais alta em que houve um desbarrancamento na noite deste domingo, na comunidade Nova Floresta, bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, resultou na morte de oito pessoas.
Para David, não havia sinais de risco no local onde houve o desmoronamento, mas a soma do lixo jogado por caçambas e caminhões e os altos índices pluviométricos registrados recentemente deram peso ainda maior contra o solo, o que acabou por resultar no desbarrancamento.
“O local que, infelizmente, desmoronou, a encosta veio ao chão, é que lá se formou uma grande lixeira a céu aberto. Então, caminhões, caçambas estavam despejando lixo de construção e nós já havíamos transformado o local em um jardim, mas mesmo assim por três vezes continuaram jogando lixo. O que aconteceu foi que com as fortes chuvas a água acumulou no lixo, o lixo levou o barranco e, infelizmente, as casas que estavam no vale, no final do barranco, que não eram para estar ali, (…) mas as pessoas também estão ali por necessidade, não tem outro lugar para morar, a gente precisa investir em politicas publicas habitacionais para diminuir o sofrimento dessas pessoas”, disse.
“Infelizmente o problema é o lixo. Para se ter uma ideia, eu arrecado, em Manaus, R$ 337 milhões, ao ano, com IPTU, mas ano passado eu gastei R$ 466 milhões para recolher lixo. Esse é o grande problema que nós temos que conscientizar a população. Infelizmente, lixo mata”, completou.
A declaração do prefeito foi dada durante entrevista ao programa Manhã Bandeirantes, com Datena, da rádio Band.
Na entrevista, o prefeito disse ainda que a previsão para esta segunda-feira, 13, é de um volume ainda maior de chuva.
“Hoje a previsão é de chuva aqui. Ontem (domingo, 12 de março) choveu aqui nessa área da cidade 96 milímetros. Hoje a previsão é de 104 milímetros. Aqui o tempo está bem nublado e já estamos com nossas equipes em alerta. Nós nunca tínhamos tido um problema como esse exatamente em função de antecipar os problemas. E eu repito: no dia de ontem não houve nenhuma chamada para esse local”, declarou.
A Prefeitura de Manaus informa que 11 casas teriam sido soterradas. Autoridades estiveram no local acompanhando os resgates durante a madrugada. Das oito vítimas, quatro eram de uma mesma família. Uma delas chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
Em nota, o prefeito de Manaus, David Almeira (Avante), disse que moradores relataram “muita chuva no local”. O prefeito agendou para esta terça-feira (14) audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na busca por recursos, de forma a intensificar os trabalhos para amenizar o problema histórico da cidade com áreas de risco e de saneamento.