MANAUS – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, recebeu nesta segunda-feira (27 de fevereiro), publicamente, a 5ª dose da vacina contra o coronavírus. Quem aplicou foi o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), que é médico.
No Amazonas, os chefes de Poderes se dividem entre os que estão em dia com a quarta dose da vacina e aqueles que estão sendo chamados pelo Imuniza Manaus para comparecer, imediatamente, para atualizar o cronograma de imunização contra a Covid.
Em consulta feita pelo Estado Político na plataforma Imuniza Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), aparece com a quarta dose ainda pendente.
Em resposta ao ESTADO POLÍTICO, a Secom (Secretaria de Estado de Comunicação) informou que o governador já tomou as quatro doses do imunizante. “O governador tomou a 4ª dose no dia 21.06.2022, em Santa Izabel do Rio Negro”, disse a Secom.
O vice-governador Tadeu Souza, do Avante, também não tomou a 4ª dose do imunizante.
Já o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o vice-prefeito, Marcos Rotta, estão com a imunização completa, o que os deixa aptos para receber a quinta dose.
Deputado mais bem votado da eleição de 2022, o presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), Roberto Cidade, do União Brasil, também está, conforme o Imuniza Manaus, com as quatro doses da vacina contra o novo coronavírus em dia.
Já o presidente da CMM (Câmara Municipal de Manaus), vereador Caio André, do PSC, ainda não tomou a quarta dose do imunizante.
A reportagem também consultou o quadro de imunização da presidente do TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas), desembargadora Nélia Caminha Jorge. O sistema do Imuniza Manaus retorna como resposta a seguinte mensagem:
A reportagem do ESTADO POLÍTICO procurou a assessoria da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), responsável pelo sistema Imuniza Manaus, para saber o que significa a mensagem que aparece quando consultada a imunização da presidente do TJ-AM.
“A mensagem representa essas duas hipóteses, ou a pessoa ainda não tomou nenhuma dose, ou a dose recebida ainda não foi registrada no Sistema Municipal de Vacinação”, respondeu a secretaria.
Em resposta ao site, a assessoria do TJ-AM informou que a magistrada está com a imunização completa, enviando para a redação o certificado de vacinação emitido pela Semsa, com registro de todas as doses tomadas por Nélia Caminha.
Vacinação em Manaus
A lista com os endereços e horários das salas de vacina em Manaus pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br ou direto no link bit.ly/localvacinacovid19. Os usuários precisam buscar o ponto mais próximo portando documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.
A vacinação contra a Covid-19 segue normalmente para toda a população, a partir de 6 meses de idade. A principal recomendação é que as pessoas cumpram o esquema vacinal primário com a 1ª e 2ª doses para ter a proteção contra as formas graves (no caso da Pfizer Baby, são três doses iniciais).
As doses de reforço, também conhecidas como 3ª, 4ª ou 5ª dose, também são fundamentais para restabelecer os níveis de anticorpos contra a Covid-19. Os públicos contemplados e os intervalos necessários podem ser consultados no site da Semsa e nas redes sociais oficiais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).
O texto foi atualizado às 16h31 para incluir a resposta da assessoria do TJ-AM