Por Janaína Andrade |
O vereador Marcelo Serafim (PSB) afirmou nesta segunda-feira (27) que irá denunciar ao Ministério Público Eleitoral (MPE) um suposto tratamento desigual aos vereadores por parte do secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior.
Durante a sessão plenária, Marcelo disse saber de determinações do secretário para que pedidos de vereadores que fazem oposição ao prefeito não sejam aceitos. Marcelo foi líder de David Almeida (Avante) até o início do ano.
“Semana que vem eu vou apresentar um requerimento de convocação do secretário Renato Júnior. Vossas excelências provavelmente vão rejeitá-lo. Na outra semana, com os vídeos que eu já tenho, todos salvos, eu vou ao Ministério Público Eleitoral. Vossa Excelência preste muita atenção no que está fazendo. Vossa Excelência não vai causar um desequilíbrio dentro desta Casa. Eu vou ao Ministério Público Eleitoral mostrar quem é que tem pedidos aceitos pelo secretário e quem é que não tem. Todos são vereadores iguais. Não cabe ao secretário Renato julgar quem tem compromisso”, disse o vereador.
A declaração de Marcelo Serafim foi dada durante discurso na sessão plenária desta segunda-feira, 27.
“No último dia 14, e eu já estou aqui na CMM há dez anos, sendo vereador de oposição e de situação. Eu já estive dos dois lados e sei jogar qualquer jogo que me coloquem para jogar. No último dia 14 de fevereiro houve uma reunião dentro da Seminf, capitaneada pelo senhor Renato Júnior, secretário da pasta, com os gerentes, diretores, sub secretários, em que houve uma determinação de que pedidos de um grupo de vereadores não fossem atendidos dentro da secretaria. Isso é extremamente grave, porque não pode haver diferenças aqui dentro de quem vota do lado a ou lado b”, declarou.
Em seguida, o vereador exibiu um print de uma mensagem no WhatsApp onde, segundo ele, o gerente do Distrito de Obras da Compensa, identificado como Jackson, informa que, por orientação de Renato Júnior, todas as demandas de vereadores deverão ser tratadas, primeiramente, com o secretário de Articulação Política, Walfran Torres (veja abaixo a mensagem).
“Isso é grave. Será se esse vereador que vos fala terá que se vestir de sereia do buraco para ter um pedido atendido pelo nobre secretário Renato Júnior, que é um trator para trabalhar, mas uma lambretinha quando se mete a fazer política. Quem não sabe fazer não desce para o play”, completou.
O vereador ainda exibiu um vídeo onde o secretário enaltece parlamentares que o acompanharam em agendas externas durante o feriado de Carnaval.
“Quem é o secretário Renato Júnior para julgar o vereador que tem compromisso e o que não tem compromisso com a cidade de Manaus? Aqueles que tem compromisso com a cidade de Manaus são aqueles que visitaram o buraco do secretário Renato Júnior. Esse é o vereador que tem compromisso com a cidade de Manaus”, disse Marcelo.
“Eu me preocupo que daqui a pouco a cidade de Manaus terá que ser a cidade das sereias. Em que as pessoas tem que se fantasiar de sereia para ter os pedidos atendidos pelo secretário que entende muito de fazer lambança e pouco de fazer política”, declarou Marcelo.
Líder defende titular da Seminf
O líder do prefeito David Almeida, vereador Fransuá, do PV, defendeu o secretário de Infraestrutura, Renato Júnior.
“Não vi no vídeo e nem no print da mensagem de WhatsApp nenhuma determinação de não atender a determinado grupos de vereadores. Muito pelo contrário. Eu nunca participei de nenhuma reunião ou ouvi do prefeito ou de qualquer membro da Prefeitura de Manaus essa disposição. Agora, de fato, precisamos organizar nossos pedidos. Tem pedidos repetidos e é preciso organizar. Tem pedidos para obras nas mesmas ruas feito por diferentes vereadores. Essa medida é só para organizar os pedidos”, justificou Fransuá.