MANAUS – O MP-AM (Ministério Público Estadual) apresentou nesta terça-feira, 5, uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para que a Justiça Estadual determine que o governo estadual e a prefeitura, no prazo de 24 horas, decretem lockdown (bloqueio total) em Manaus por dez dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
O lockdown é o último estágio das medidas de isolamento social com o objetivo de restringir a interação entre as pessoas. Onde ninguém tem permissão para entrar ou sair dos bairros, com exceção de saídas para comprar medicamentos ou remédios.
Essa medida é uma tentativa de barrar ou pelo menos diminuir a disseminação do vírus na população.
Procurada pela reportagem, a Semcom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou que a “Prefeitura aguarda ser notificada para se manifestar”.
O ESTADO POLÍTICO também procurou a Secom (Secretaria de Estado de Comunicação) e aguarda retorno.
Leia a Ação Civil Pública aqui.
Casos de Covid-19
O Amazonas registrou mais 867 casos de Covid-19, nesta terça-feira (05), totalizando 8.109 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais 65 óbitos pela doença, elevando para 649 o total de mortes.
O boletim aponta que 4.904 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar. De ontem para hoje, mais 97 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 2.097 recuperados.