Da Redação |
O prefeito David Almeida (Avante) afirmou nesta quarta-feira (28) que vai trocar dívida junto a prefeitura por vagas de creche.
David afirmou que no segundo semestre de 2023 vai levantar as creches particulares que devem a prefeitura e vai propor a troca das dívidas por vagas.
Segundo David, a parceria receberá o nome de “Bolsa Creche”. Isso porque será realizada no mesmo formato como é executado o “Bolsa Universidade”.
“Vamos buscar essas creches que existem na cidade de Manaus, da mesma forma que a gente faz no Bolsa Universidade, ver o que se elas devem, algum imposto para a nossa prefeitura, e vamos fazer essa parceria. Vamos pagar o um vale, uma bolsa creche”, afirmou David, em entrevista à TV Norte Amazonas.
No “Bolsa Universidade”, as instituições de ensino superior que devem impostos para a prefeitura oferecem vagas em cursos em troca do abatimento da dívida.
Segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em 2021, a Prefeitura de Manaus deixou de receber R$ 4,5 milhões em dívidas em troca da vagas em universidades.
Novas vagas
Na segunda-feira (26), David prometeu criar novas vagas de creche na cidade no seu 3º ano de governo.
Em 2021, apesar de ter orçamento, não houve investimento na abertura de nenhuma vaga, segundo o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).
De acordo com o prefeito, até março de 2023, serão abertas mais de 2.360 vagas para creches municipais. Segundo David, isso será possível com a inauguração de 6 unidades educacionais que estão com obras em andamento em Manaus.
O prefeito informou nesta quarta que além das seis creches que serão inauguradas em 2023, a prefeitura vai abrir licitação para a construção de mais três.
No último dia 20, o TCE-AM aprovou as contas do prefeito de Manaus relativas ao ano de 2021. No entanto, o órgão fez uma série de ressalvas ao gestor. Uma delas é a necessidade da abertura de vagas de creche.
Com base em informações da própria prefeitura, o TCE-AM destacou que foi autorizado dentro do orçamento o valor de R$ 1,2 milhão para a construção de creches em 2021. No entanto, o recurso não foi utilizado.
Manaus tem 24 creches administradas pela prefeitura.