Da Redação |
A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) informou na noite de quarta-feira (21) que afastou 8 policiais militares que abordaram 4 pessoas horas antes delas serem encontradas mortas em um veículo abandonado na estrada AM-010 (Manaus-Itacoatiara).
Os policiais foram filmados abordando as vítimas da chacina na noite de terça-feira (22). Na manhã seguinte, os dois homens e as duas mulheres que estavam em um carro branco (Onix) foram encontrados mortos, com marcas de tiro e sinais de tortura.
No vídeo que começou a circular na Internet no final da tarde de quarta, é possível ver os policiais da Rocam vasculhando o carro, enquanto as duas mulheres aparecem de frente para uma viatura com as mãos para cima. Em outro trecho, elas aparecem na mesma posição, de frente para um muro.
A decisão da PM-AM de investigar os policiais e afastá-los do trabalho foi motivada pela divulgação dos vídeos.
As vítimas foram identificadas como Diego Máximo Gemaque, de 33 anos, Lilian Daiane Máximo Gemaque, de 31 anos, Alexandre do Nascimento Melo, de 29 anos, e Luciana Pacheco da Silva, 22 anos.
Diego e Lilian eram irmãos. Alexandre e Lucina eram casados.
Veja os vídeos:
Leia abaixo a nota da PM-AM:
Após tomar conhecimento das imagens da abordagem da Rocam que circulam na internet, o Comando da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) determinou à Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) a imediata instauração de um procedimento investigatório para apuração dos fatos. Para efeitos de plena transparência, os policiais foram afastados de suas funções até que se concluam as investigações.