Da Redação |
Durante sessão nesta quinta-feira (15), o vereador Eduardo Alfaia (PMN) acusou o vereador Amom Mandel (Cidadania) de ameaçar e assediar moralmente servidoras da Mesa Diretora da CMM (Câmara Municipal de Manaus) que atuam na inclusão de projetos e requerimentos nas pautas do parlamento.
Segundo Eduardo Alfaia, Amom teria ofendido as servidoras, identificadas como Karen e Kelly, por telefone, ao cobrar a inclusão de matérias de autoria do vereador do Cidadania nos sistemas da CMM.
“Vossa Excelência não é maior nem menor que ninguém. A servidora está ali visivelmente emocionada. Ninguém merece um tratamento dessa parte. Episódios machistas, misógeno, espisódios desrespeitosos precisam ser banidos da nossa sociedade. Esse senhor não tem limites”, disse Eduardo Alfaia, dirigindo-se a Amom.
Uma das servidoras chorava enquanto Eduardo Afaia falava.
Em resposta, Amom negou ter agido de forma machista. Mas que ligou, sim, para uma das servidoras, “para cobrar trabalho”.
Amom confirmou que na conversa disse que se não tivesse o pedido atendido iria “às vias legais”, o que, segundo ele, não pode ser visto como ameaça, mas sim “dever”.
O vereador do Cidadania, que ano que vem assume o mandato de deputado federal, afirmou ainda se sentir discriminado durante seu mandato. Ele se referia a uma possível má vontade com a tramitação de suas matérias nos sistemas da Casa.
“Posso atestar que liguei, interfonei, durante a sessão anterior para a servidora, mas para cobrar o trabalho, que é de competência da servidora, fosse feito. Porque inúmeras vezes atestei aqui uma possível discriminação para com a inclusão na pauta dos projetos de lei de minha autoria, para recebimento de requerimentos através do sistema. E informou que gostaria que o trabalho de todos os servidores fosse feito da forma correta, seguindo o rito legal. Pois se não fosse, de fato, iria às vias legais. Não é ameça. É dever meu. É dever de qualquer parlamentar desta Casa prezar pela legalidade”, disse Amom.
As servidoras que disseram ter sido ofendidas por Amom são Karen Tiuba, servidora da Diretoria Legislativa, que fica na Mesa Diretora da CMM durante as sessões, prestando apoio aos vereadores em Plenário. E Kelly Holanda, diretora de Gestão e Tecnologia da Informação da Câmara, que também atua em apoio aos parlamentares durantes as reuniões plenárias.