Da Redação |
O vereador Everton Assis (União Brasil) renunicou nesta segunda-feira (21) ao cargo de vice-líder do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Segundo o parlamentar, não tem mais como liderar a base de David na CMM.
“Não se pode mais liderar algo que neste momento não tem mais como. O momento que a gente vive no parlmento é delicado. Eu disse ao líder (Marcelo Serafim) que havíamos começado isso juntos e iríamos terminar juntos”, disse Everton.
O vereador Marcelo Serafim (Avante) também renunciou nesta segunda-feira o posto de líder do prefeito.
O parlamentar comunicou a decisão na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
No seu discurso, Marcelo afirmou que não tem condições de seguir na liderança de uma base dividida.
“Vejo uma forma clara de divisão, não fico em uma liderança de uma base dividida”, disse o vereador.
Presidência da CMM
A disputa pela presidência da CMM, cuja eleição se aproxima, é o principal vetor de discórdia entre os vereadores da base.
Alguns vereadores, entre eles Marcelo Serafim, tinham a palavra de David Almeida de que seriam o novo presidente.
No entanto, a informação de bastidor é a de que o candidato do prefeito, agora, é Alonso Oliveira (Avante), atual secretário de Cultura.
Alonso vai assumir um mandato de vereador em 2023. Isso porque ele é suplente do vereador Wanderley Monteiro (Avante), que vai assumir o mandato de deputado estadual a partir do ano que vem.
Outro movimento que não agrada a base é a tentativa do atual presidente, David Reis (Avante), de se manter no cargo, por meio de uma reeleição que hoje não é permitida pela lei.
Para tornar possível a releição na mesma legislatura, David Reis estaria tentando juntar votos para mudar a Lei Orgânica.