Da Redação |
O vereador Fransuá (PV) assumirá o posto de líder do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Nesta segunda-feira (21), o vereador Marcelo Serafim (Avante) renunciou ao cargo de líder. Segundo o parlamentar, há uma divisão insustentável da base de David na CMM, o que tornou impraticável sua liderança.
Após o comunicado de Marcelo, o vice-presidente da CMM, Wallace Oliveira (Pros), informou que a função será exercida pro Fransuá.
A disputa pela presidência da CMM, cuja eleição se aproxima, é o principal vetor de discórdia entre os vereadores da base.
Alguns vereadores, entre eles Marcelo Serafim, tinham a palavra de David Almeida de que seriam o novo presidente.
No entanto, a informação de bastidor é a de que o candidato do prefeito, agora, é Alonso Oliveira (Avante), atual secretário de Cultura.
Alonso vai assumir um mandato de vereador em 2023. Isso porque ele é suplente do vereador Wanderley Monteiro (Avante), que vai assumir o mandato de deputado estadual a partir do ano que vem.
Outro movimento que não agrada a base é a tentativa do atual presidente, David Reis (Avante), de se manter no cargo, por meio de uma reeleição que hoje não é permitida pela lei.
Para tornar possível a releição na mesma legislatura, David Reis estaria tentando juntar votos para mudar a Lei Orgânica.