Da Redação |
Por 19 votos a 14, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta segunda-feira (31) um requerimento que pede que o prefeito David Almeida (Avante) se manifeste sobre a citação de seu nome e do vice, Marcos Rotta (Progressistas), em um relatório da Secretaria de Inteligência do Estado (Seai).
A base do prefeito tentou derrubar o requerimento, com uma votação sem registro em painel.
A oposição insistiu para que os votos fossem contabilizados no painel.
Com a votação de forma nominal, com os votos indicados no painel, os vereadores, inclusive da base, acabaram aprovando o pedido de informações.
No dia 22 de outubro, o site Metrópoles publicou uma reportagem apontando uma suposta relação, nas Eleições de 2020, entre a campanha de David e Rotta e integrantes do Comando Vermelho.
A reportagem se baseia em um relatório produzido pela Seai, da Secretaria de Estado de Segurança do Amazonas (SSP-AM), obtido pelo site.
O objetivo da investigação era apurar a atuação de membros da facção criminosa na capital do Amazonas. No entanto, ao apreender o telefone de um dos investigados e acessar o conteúdo do aparelho, foi possível obter as informações relacionas às eleições. Isso é o que diz o relatório.
O requerimento aprovado é de autoria do vereador de oposição Rodrigo Guedes (Progressistas).
O documento pede que o prefeito se manifeste por escrito sobre o assunto.
Na mesma seção, a CMM derrubou, por 28 a 5, o requeimento do vereador Amom Mende (Cidadania), que também versava sobre o assunto.