Da Redação |
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski mandou suspender a inserção da propaganda eleitora que atribui a Eduardo Braga (MDB) o aumento da conta de energia elétrica, quando o senador foi ministro de Minas e Energia, em 2015.
A propaganda é exibida pela programa eleitoral do candidato à reeleicão ao Governo do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), adversário de Braga neste segundo turno.
Para Lewandowski, “complexidade da matéria, de fato, parece tornar inverídica a assertiva de que” de Braga ainda que, à época, ocupasse o cargo de Ministro de Estado, foi o único responsável pela adoção da conta centralizadora das bandeiras tarifárias, e posterior aumento da conta de energia.
Leia baixo a íntegra da decisão:
A propaganda exibida por Wilson diz o seguinte:
“Sabe por que você paga uma das contas de luz mais caras do Brasil? Porque o Eduardo Braga, quando foi Ministro das Minas e Energias, assinou a criação da conta centralizadora das bandeiras tarifárias, que repassa para você os aumentos no custo da energia. Faltou chuva? Você paga mais. Teve seca? Você paga mais. As empresas de energia estão endividadas? Você paga mais. Agora, pensa aí: se sua vida piorou quando ele foi ministro, imagina como vai ser se ele virar governador! Acesse agora averdadesobreele.com.br”