Por Lúcio Pinheiro
A ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) deve retirar nesta quarta-feira (19) a medalha “Ruy Araújo” que deu ao prefeito de Borba, Simão Peixoto, no final de 2021.
O motivo: durante as eleições deste ano, no primeiro turno, o prefeito deu um soco no rosto do presidente da ALE-AM, Roberto Cidade (UB), em um evento de campanha no município.
Simão e Cidade são inimigos políticos. Antes da agressão, os dois já trocavam insultos. Na ocasião em que a ALE-AM aprovou a homenagem ao prefeito, o presidente chegou a chamar Simão de “meliante”, votando contra a outorga.
O projeto para revogar a homenagem está na pauta de votação da ALE-AM desta quarta-feira. O autor da matéria é o deputado Saullo Vianna (UB), aliado de Cidade.
A homenagem a Simão foi proposta pelo deputado Belarmino Lins, aliado do prefeito.
No dia da agressão a Roberto, os deputados assinaram uma nota repudiando a atitude do prefeito, entre eles Belarmino.
Outro lado
Um dia depois da agressão, Simão escreveu nas redes sociais que passava por um momento de instabilidade emocional devido à morte da mãe dele.
Segundo o prefeito, Roberto Cidade vinha fazendo seguidos ataques a ele, principalmente nas redes sociais.
Simão disse que no dia da agressão, ele havia questionado o deputado sobre o assunto, e na ocasião o presidente da ALE-AM reagiu com palavrões.
Um deles ofendia a honra da mãe do prefeito.