Da Redação |
Em vídeo publicado nas redes sociais, na sexta-feira (7), Amazonino Mendes (Cidadania) reconheceu o resultado das eleições de domingo (2), onde ele terminou em 3º lugar, fora do segundo turno.
Sem citar o nome do governador Wilson Lima (União Brasil), que passou para o segundo turno em primeiro lugar, Amazonino afirma no vídeo que o resultado do primeiro turno mostra que o atual governo tem a aprovação do povo.
“O povo mandou um recado muito claro, aprovou o governo atual de forma muito incisiva”, disse Amazonino.
Dizendo-se defensor da vontade soberana do eleitor, o ex-governador afirmou que não vai declarar apoio em nenhum dos candidatos que disputam o governo do Amazonas no segundo turno.
“O meu espírito democrático, em decorrência disso, me desautoriza a tomar qualquer partido, que fique na soberania do povo o futuro do nosso Estado”, afirmou Amazonino.
Voto em Lula
No mesmo vídeo, Amazonino declarou voto em Lula para presidente da República. O político disse que tomou a decisão após conversar com o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Em 2018, quando disputou o 2º turno com Wilson pelo governo, Amazonino declarou voto para Jair Bolsonaro (PL).
Abaixo, a íntegra do vídeo:
Desempenho
Amazonino terminou o primeiro turno com 355.377 votos, o equivalente a 18,56% dos votos válidos.
O ex-governador figurou em boa parte da campanha como um dos favoritos a avançar para o segundo turno.
No entanto, na reta final, Amazonino viu o candidato do MDB, Eduardo Braga, ultrapassá-lo nas pesquisas, o que se confirmou nas urnas.
Braga terminou o primeiro turno com 401.817 (20,99%).
O primeiro turno foi vencido pelo atual governador com 819.784 (42,82%)