Da Redação |
O candidato ao Senado Luiz Castro (PDT) foi chamado de “bandido” pela ex-primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, durante debate dos candidatos a senadores pelo Amazonas, promovido pela TV A Crítica, na quinta-feira (15).
Luiz foi xingado no momento em que ele citou o envolvimento do filho de Elisabeth, Alejandro Valeiko, no episódio que resultou no assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues, em setembro de 2019.
Na ocasião, Luiz debatia com Arthur Neto (PSDB), e criticava a conduta do tucano no episódio. “O que significa para o senhor a palavra respeito?”, indagou o candidato do PDT ao introduzir o assunto.
Incomodado com o questionamento de Luiz, Arthur partiu para o ataque, lembrando das acusações de irregularidades em contratos na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), feitas pelo empresário Francisco Dantas, durante a gestão do candidato do PDT.
Foi então que Luiz criticou o uso da estrutura da Prefeitura de Manaus, na gestão de Arthur, no episódio do homicídio de Flávio.
“Candidato Arthur, eu toquei no seu calcanhar de Aquiles, de conhecimento de toda a população do Amazonas. Em relação ao caso Dantas, minha defesa já foi aceita pelo Tribunal de Contas, o próprio Dantas nunca me acusou e eu tive a hombridade de sair do governo para me defender fora do poder. Mas em relação ao caso Rafael Alejandro [Valeiko], o senhor não teve essa atitude”, afirmou Luiz.
Foi nesse momento que Elisabeth reagiu. “Bandido”, gritou ele dos bastidores do estúdio da TV. O som foi capitado pelos microfones da transmissão.
Luiz, então, prosseguiu.
“Bandido pode ser se a acusação for verdadeira. Mas eu não estou acusado o Alejandro de ser culpado. Mas estou aqui dizendo para o público que a atitude do prefeito Arthur, dominado pelo sentimento da sua esposa, que está aqui gritando na plateia, demonstra que ele perdeu o respeito que ele tinha pela causa pública. Demonstra que ele, ao permitir que funcionários da prefeitura fossem ao local do crime, desrespeitou sua função pública ética que ele sempre defendeu”, afirmou o candidato do PDT.
Veja o trecho do debate:
Veja a íntegra do debate: