Por Janaína Andrade|
MANAUS – O senador Eduardo Braga, do MDB, será o candidato ao governo do Amazonas que terá o apoio do pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo lideranças do PT, a escolha já está sacramentada pela Nacional do partido.
Na semana passada, um encontro para definir o palanque de Lula no Amazonas reuniu Braga, o vice-presidente do PT, José Guimarães, e representando o PSD, o deputado federal Marcelo Ramos.
“Na conversa parece que ficou bastante encaminhado o apoio do Braga ao Lula e o apoio do PT ao Braga, com o Omar (Aziz, que é candidato à reeleição para o Senado) ficando na dele em um primeiro momento”, disse um membro da Nacional do PT à reportagem do ESTADO POLÍTICO.
Representante estadual do PT declarou que, se a decisão fosse local, Braga não teria o apoio do partido, mas a Nacional “avocou” para ela a decisão.
“Aqui o (deputado) Sinésio (Campos) queria o Wilson (Lima), o Waldemir (Santana) queria o (Ricardo) Nicolau e o José Ricardo queria o João Pedro, que a pedido da Nacional desistiu de sua candidatura ao governo. O Braga já foi candidato ao governo com apoio do PT, os membros respeitaram as decisões da Nacional, mas o nome não empolga a militância do Partido dos Trabalhadores”, detalhou outro dirigente.
Até aqui, nas pesquisas de intenção de voto, Braga aparece em terceiro lugar, atrás de Amazonino Mendes (Cidadania) e Wilson Lima (UB), 1º e 2º colocados, respectivamente.
Lula deve vir ao Amazonas ainda neste mês de julho, conforme membros do PT, no estado. Essa será sua primeira visita oficial ao estado como pré-candidato à presidência da República.