MANAUS – O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 do Governo do Amazonas encaminhou um ofício ao chefe do Comando Militar da Amazônia (CMA), general do Exército Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, solicitando apoio para intensificar medidas de combate e enfrentamento da disseminação do vírus no Estado.
No documento, enviado neste domingo (26), o governo pede apoio das Forças Armadas em recursos humanos, estrutura, logística e fiscalização.
O governador Wilson Lima solicita que sejam cedidos profissionais da saúde para apoiar a assistência nas unidades de saúde do Amazonas, bem como pessoal para apoiar no controle de barreiras sanitárias; na fiscalização de cumprimento de isolamento social nas ruas e de distanciamento em filas de bancos; na segurança de unidades de saúde e do perímetro externo de cemitérios; e no auxílio à desinfecção de ambulâncias e instalações.
Na área de estrutura, o governo pede a cessão e instalação, incluindo equipamentos e recursos humanos, de hospitais de campanha; e também a disponibilização de navios-hospitais da Marinha para atendimentos que não sejam de Covid-19, de acordo com a capacidade instalada. Solicita, ainda, apoio das Forças Armadas para que assegurem a continuidade do apoio nos planos de contingências dos distritos indígenas em regiões de fronteira.
Na área de logística, o Governo do Estado quer o apoio no transporte, inclusive aéreo, de pacientes, materiais e equipamentos no âmbito do Amazonas, bem como no transporte de corpos e na logística de entrega de donativos, insumos e ajuda humanitária.
Wilson Lima já vem mantendo diálogo com todos os poderes e instituições para o fortalecimento das ações de enfrentamento aos efeitos da pandemia de Covid-29 no Amazonas. Na última sexta-feira (24), o governador e o general Theóphilo se reuniram na sede do governo, na zona oeste de Manaus, para tratar de cooperação mútua no combate à pandemia.