Da Redação |
Deputados e senadores que integram as Comissões Externas da Câmara e do Senado Federal realizarão na quinta-feira (30) audiências públicas e oitivas nos municípios de Atalaia do Norte e de Tabatinga, no Alto Solimões (AM).
Os parlamentares estarão no Amazonas apurando a situação do Vale do Javari, em decorrência dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.
As comissões externas da Câmara e do Senado são presididas pelo deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) e pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).
Os parlamentares ouvirão indígenas, entidades locais e órgãos públicos que atuam na defesa da região. A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), possivelmente marcará presença nessa diligência, informou a assessoria de Zé Ricardo.
As Comissões Externas têm a missão de acompanhar, fiscalizar e propor providências no caso dos assassinatos.
Também querem apurar os desdobramentos e a omissão do poder público na garantia da segurança dos povos indígenas na região do Vale do Javari e quais projetos existem para a região, onde se encontra a segunda maior reserva indígena do país, mas que são constantes vítimas da violência, do tráfico de drogas e do garimpo ilegal.
“Ainda é preciso esclarecer todas as circunstâncias envolvendo os assassinatos de Bruno e Dom, inclusive, com relação a possíveis motivos e mandantes. Por isso, iremos conversar e ouvir as diversas representações indígenas e órgãos federais e estaduais. É mais um crime que revela o abandono da Amazônia pelas autoridades: Funai sucateada, pouca estrutura da PF e na Base Anzol, além da inércia do Conselho da Amazônia. Temos crimes ambientais, ameaças, violência, mortes e muita omissão por parte do Governo Bolsonaro e do governador Wilson Lima, que vêm resultando num estado de barbárie no Vale do Javari”, declarou Zé Ricardo.