MANAUS – O Governo do Amazonas informou neste domingo (26) que encaminhou três ofícios ao Ministério da Saúde pedindo a abertura de um Hospital de Campanha em Manaus, habilitação de 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e autorização para operacionalizar o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
Segundo o governo, os ofícios foram endereçados ao secretário executivo do MS, general Eduardo Pazuello, e reforçam os pedidos feitos e entregues pelo governador Wilson Lima (PSC), no último dia 20 de abril, ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que esteve em Manaus para tratar da crise sanitária no Estado.
Segundo a titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz, com o avanço de casos no Estado, que já somam 3.635, a ajuda do Governo Federal será fundamental para que o Governo do Amazonas consiga atender um maior número de pacientes. “Se a gente conseguir colocar o Hospital de Combate em plena atividade, vamos conseguir desafogar os SPA’s e UPA’s, por isso o atendimento dessas demandas é de grande importância”.
No pedido de abertura do Hospital de Campanha, a Susam pede que o Governo Federal disponibilize infraestrutura completa; insumos e medicamentos; e recursos humanos, uma vez que o Governo do Amazonas tem encontrado dificuldades em contratar profissionais especialistas que possam atuar em unidades de média e alta complexidade.
Quanto à abertura de leitos, o governo estadual solicitou a habilitação de mais 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para o tratamento de pacientes positivos ou com suspeita de Covid-19 nos Hospitais Delphina Aziz, 28 de Agosto, Hospital de Combate ao Covid-19, Hospital e Maternidade Chapot Prevost e a autorização do uso do Hospital Universitário Getúlio Vargas.