MANAUS – A maior parte das pessoas infectadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Amazonas tem idade entre 20 e 59 anos, faixa etária que corresponde a mais de 60% das notificações. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) atribui o fato à possível maior exposição deste grupo populacional ao vírus.
A informação consta na quinta edição do boletim de “Situação Epidemiológica de COVID-19 e da Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado do Amazonas”, publicado no sábado (25), com informações atualizadas pela FVS-AM até quinta-feira (23), quando havia 2.888 casos confirmados e 214 óbitos.
O boletim também detalha que, do total de casos confirmados até quinta-feira, 55% eram de homens 45% de mulheres.
Já a proporção dos casos graves entre os homens é quase o dobro que entre as mulheres, 64% entre eles e 36% entre elas.
Entre as mortes, a proporção é de mais que o dobro para os homens: 72% dos óbitos são do sexo masculino. E, em ambos os sexos, a faixa etária com maior registro de óbitos foi a de 60 anos ou mais.
O maior número de casos com complicações ocorreu em pessoas com idade de 60 anos ou mais, seguida da faixa etária de 40 a 59 anos.
Atualização
No sábado, a FVS-AM atualizou os números. O órgão contabiliza 3.635 casos confirmados da doença no Estado, sendo 2.678 em Manaus. O total de óbitos foi a 287, dos quais 233 são de Manaus.
+Comentadas 1