MANAUS – A ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado) divulgou uma nota na tarde deste sábado (25) na qual repudia ataques pessoais realizados contra presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PRTB).
A nota, assinada por 18 dos 24 deputados estaduais, não detalha que ataques foram esses e nem seus autores.
Manifestações que se motivam em ataques pessoais, atingindo a honra de famílias, afirma a nota, “merecem total repúdio em nome de todos os que almejam um Amazonas, justo e democrático, cujo respeito, prevaleça no tratamento entre os cidadãos”.
Os deputados ressalvam o compromisso com a liberdade de expressão. Os parlamentares que subscrevem a nota, em referência à pandemia de Covid-19, afirmam que este momento é de “extrema gravidade e exige responsabilidade, equilíbrio e esforços conjuntos na luta em defesa da vida”.
“Diante desses fatos, membros do Parlamento amazonense repudiam qualquer ataque pessoal ao Exmo. Sr. Dep. Josué Neto, membro e presidente do Poder Legislativo amazonense”, conclui a nota.
Quem não aderiu
Não constam na nota distribuída pela assessoria da ALE-AM as assinaturas dos deputados Alessandra Campêlo (vice-presidente), Doutor Gomes (líder da maioria), Joana D’Arc (líder do governo), Roberto Cidade e Saullo Viana (vice-líder do governo).
O ESTADO POLÍTICO entrou em contato com os deputados que não assinam a nota.
Joana D’Arc disse que só teve conhecimento da nota após Josué publicá-la no grupo de WhatsApp dos deputados.
“E aí já constava com o apoio dos demais colegas. Eu acredito que ele tinha ligado (para os deputados que assinaram)”, disse.
“Ele não ligou para mim, mas, no momento que ele colocou lá no grupo que nós temos dos deputados, eu prontamente coloquei para que ele pudesse contar com meu apoio também, porque eu sou contra esse tipo de agressão”, acrescentou Joana.
“Inclusive, eu pontuei que toda vez que aconteça (uma agressão virtual) com qualquer parlamentar, não só com presidente da Assembleia, exista esse mesmo esforço de apoio, de repúdio também, ainda mais nesses momentos de fake news”, observou.
“Aí, depois eu coloquei (que subscrevia a mensagem), mas ele (Josué) não atualizou, então eu não me considero no meio das pessoas que não assinaram. Agora, vai dele se ele vai atualizar a nota ou não”, completou a parlamentar.
Saullo Vianna disse que não foi procurado para dar seu aval ao texto. “A gente não tem como assinar um documento ou uma nota ao qual a gente não é comunicado”, disse.
“Mas, eu me solidarizo ao presidente e, com certeza, se eu tivesse sido informado assinaria a nota porque eu também repudio esse tipo de prática”, afirmou, sem citar os ataques pessoais.
A matéria será atualizada caso outros deputados respondam.
A mensagem
Confira a nota na íntegra:
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, através de seus legítimos representantes, reafirma seu compromisso e a defesa intransigente da liberdade de expressão, entendendo ser este um dos pilares mais importantes do sistema democrático, que deve ser permanente ampliado na consolidação do interesse coletivo.
Neste momento grave e triste em que o mundo se vê diante de um desafio sem precedentes o combate ao coronavirus, a Assembleia Legislativa entende que o momento de extrema gravidade e exige responsabilidade, equilíbrio e esforços conjuntos na luta em defesa da vida.
Manifestações em outras direções, que se motivam em ataques pessoais, atingindo a honra de famílias, merecem total repúdio em nome de todos os que almejam um Amazonas, justo e democrático, cujo respeito, prevaleça no tratamento entre os cidadãos.
Diante desses fatos, membros do Parlamento amazonense repudiam qualquer ataque pessoal ao Exmo. Sr. Dep. Josué Neto, membro e presidente do Poder Legislativo amazonense.
Manaus, 25 de abril de 2020
Dep. Belarmino Lins
Dep. Serafim Corrêa
Dep. Sinésio Campos
Dep. Mayara Pinheiro
Dep. Felipe Souza
Dep. Delegado Péricles
Dep. Wilker Barreto
Dep. Carlinhos Bessa
Dep. Abdala Fraxe
Dep. Dermilson Chagas
Dep. Álvaro Campelo
Dep. Therezinha Ruiz
Dep. Augusto Ferraz
Dep. Fausto Júnior
Dep. João Luiz
Dep. Ricardo Nicolau
Dep. Cabo Maciel
Dep. Adjuto Afonso
+Comentadas 1