Da Redação |
Todo mundo sabe que atualmente Omar Aziz (PSD) e Arthur Neto (PSDB) experimentam, belicamente, a condição de adversários políticos.
Mas também é de conhecimento geral, principalmente no Amazonas, o passado de aliança e amizade dos dois políticos.
Nesta sexta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o ministro do STF, Dias Toffoli, relembrou mais um episódio em que o senador e o ex-prefeito de Manaus estiveram no mesmo barco. Literalmente.
Toffoli contou que, quando presidiu o TSE, promoveu um encontro das cortes eleitorais da América Latina. O ano era 2016. O local escolhido para sediar o evento foi o Amazonas. Na programação, houve um passeio de barco subindo o rio Negro.
Segundo o ministro, ao saber do evento, Omar e Arthur decidiram, sem avisá-lo, entrar em um barco e tentar alcançar o navio que transportava os integrantes do evento.
Omar e Arthur acabaram sendo abordados pela escolta da Marinha, que fazia a segurança do navio do TSE. Os militares consideraram suspeita a aproximação do barco desconhecido.
Explicada a situação, Omar e Arthur conseguiram a forçada agenda com Toffoli. “Foi tudo resolvido rapidamente”, disse o ministro.
Em 2016, Omar estava no segundo ano do atual mandato de senador. Enquanto Arthur se preparava para disputar a reeleição para prefeito de Manaus.
Dois anos depois (2018), Omar disputava a eleição para governador. E teve como companheiro de chapa Arthur Bisneto (PSDB), filho de Arthur.
Toffoli recebeu nesta sexta-feira, em Manaus, na ALE-AM, o título de cidadão do Amazonas.
O ministro compartilhou o episódio envolvendo Omar e Arthur no microfone da ALE-AM, durante a cerimônia de entrega do título, após ser provocado pelo senador.
Omar e o ex-prefeito estavam entre os convidados para a homenagem a Toffoli. O senador na mesa do evento. Arthur na plateia.
Os dois políticos do Amazonas disputam nas eleições de outubro a única vaga no Senado disponível ao Estado neste ano.
Fotos: Artur Gomes