Da Redação |
O ministro da Economia Paulo Guedes não compareceu à audiência marcada para esta quarta-feira (1º) na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara Federal.
O deputados queriam que Guedes esclarecesse os últimos decretos do Governo Federal que reduziram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para todo o país, bem como o que zerou essas alíquotas ao polo de concentrados, afetando diretamente as vantagens comparativas das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Um dos autores do convite a Guedes, o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) disse que o ministro desrespeitou a comissão e ainda mentiu ao justificar a falta.
“Estou indignado com a ausência do ministro. Um claro desrespeito à Câmara Federal, à Comissão de Indústria e Comércio e um descaso à Zona Franca de Manaus e ao país. Ele fugiu do debate e ainda por cima, mentiu na nota que enviou a esta Comissão, dizendo que a liminar concedida pelo STF suspendeu a redução de IPI para todo o país. Isso não é verdade. A Ação no Supremo é somente para proteger os produtos fabricados em Manaus. Por isso, vamos convocá-lo, porque deve explicações à população”, declarou Zé Ricardo.
“Foi tudo de forma premeditada. O ministro é inimigo do Amazonas. Continuaremos em constante defesa da Zona Franca, dos empregos, da economia do Estado, da UEA e do meio ambiente”, disse Zé Ricardo.
A intenção da comissão, agora, é aprovar uma convocado do ministro.