Da Redação |
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus) informou nesta sexta-feira (27) que a capital do Amazonas tem 22.877 crianças menores de 1 ano de idade (11 meses e 29 dias) com atraso nas vacinas tríplice viral, pentavalente e poliomielite.
A tríplice viral protege as crianças de doenças como sarampo, caxumba e rubéola. A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo haemophilus influenzae tipo B).
Para tentar mudar esse quadro, servidores da Semsa estão ligando para famílias para sensibilizá-las a vacinarem suas crianças.
Segundo a Semsa, o serviço Tele Imunizações permitiu alcançar mais de mil famílias até a última quinta-feira, 26.
O que mais preocupa na informação foi a constatação de que muitos pais perderam a confiança na eficácia das vacinas.
De acordo com a Semsa, os profissionais de saúde perceberam que muitas pessoas têm dúvidas em relação às vacinas, e algumas até duvidam de sua eficácia, inclusive dos imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) há diversos anos.
“Infelizmente, estamos vivendo um período em que algumas pessoas não acreditam nas vacinas ou têm medo das possíveis reações. Então o nosso operador, além de encaminhar a criança para a imunização, faz um trabalho de esclarecimento de dúvidas e sensibilização junto a população, para garantir que todas as vacinas são seguras”, disse gerente do Telessaúde da Semsa, Jackeline Alves Galdino.