Da Redação |
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse nesta quarta-feira (27), que a enchente deste ano pode retirar até 3,7 mil famílias de suas casas.
“Temos mapeadas, aproximadamente, 3,7 mil famílias, que poderão ser afetadas”, afirmou David, durante o anúncio de ações voltadas para preparar a cidade para a enchente.
Alertas emitidos até o momento apontam para uma grande cheia, a exemplo da registrada em 2021, a maior da história na cidade de Manaus.
Uma das ações voltadas para essas famílias, segundo David, será o pagamento de auxílio aluguel no valor de R$ 600.
O nível do Rio Negro em Manaus nesta quarta-feira era de 28,63 metros. Em 2021, nessa mesma data, o nível estava em 28,86 metros.
Déficit habitacional
Cálculos da gestão anterior apontava um déficit habitacional em Manaus na casa de 100 mil famílias.
Questionado sobre o assunto, David disse que tenta levantar recursos para construir um conjunto habitacional, que serviria, em parte, para abrigar famílias que hoje moram em locais atingidos anualmente pela cheia dos rios.
No entanto, segundo o anúncio do prefeito, esse empreendimento teria como principal foco abrigar servidores públicos do município.
“Nós queremos acessar recursos para investimentos e, depois disso, vamos ampliar em outras áreas da prefeitura, para que possamos construir habitações para distribuir para a população”, disse o prefeito.