Da Redação |
Wilson Lima (União Brasil) e David Almeida (Avante) aproveitaram o episódio do novo decreto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para demonstrar que se realinharam sobre o assunto.
Os dois gravaram um vídeo juntos nesta sexta-feira (15) discutindo o assunto. Na ocasião, Wilson confirma que a briga agora é na Justiça, e o prefeito diz que confia na decisão do governador.
Na primeira vez que o governo federal mexeu no IPI do produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM), David reuniu lideranças políticas locais para tratar do assunto, entre elas figuras que têm a antipatia de Bolsonaro, como o senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Marcelo Ramos (PSD).
Para não prejudicar o diálogo com o governo federal, Wilson não compareceu à reunião de David e outros aliados de Jair Bolsonaro (PL), como o Coronel Menezes, criticaram as companhias do prefeito de Manaus.
O fato repercutiu negativamente no Planalto, afastando David da agenda de quarta-feira entre Wilson e Bolsonaro.
Wilson e David estão em uma escalada de aproximação, desenhando uma aliança para as eleições desse ano. Resta saber se esse fato novo pode azedar a relação entre os dois.
O governador do Amazonas vai tentar a reeleição com o apoio de Bolsonaro. Por isso, tem evitado a qualquer custo desagradar o aliado do Palácio do Planalto.
Até mesmo quando foi publicado o decreto do IPI sem sequer ter sido alertado pelo presidente, Wilson calibrou o discurso. Chegou a falar que a decisão de Bolsonaro tinha sido na melhor da intenção e que havia muita histeria local sobre as consequências da medida, mesmo admitindo que ela inviabiliza o modelo da ZFM.