MANAUS – O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) designou o ministro da Secretaria de governo, Luiz Fernando Ramos, a procurar o governador Wilson Lima (PSC) sobre o pedido de intervenção federal na saúde. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 22, pelo site O GLOBO.
O pedido de intervenção, aprovado na segunda-feira, 20, pelos deputados da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado), foi entregue a Bolsonaro nesta quarta pelo senador Eduardo Braga, do MDB-AM. Ao ESTADO POLÍTICO, na manhã desta quarta, Braga afirmou ser favorável a intervenção federal na saúde do Amazonas.
“Ele determinou ao ministro Ramos que entre em contato com o estado do Amazonas para que nós possamos, através do governo federal, tomar todas as medidas necessárias”, disse Braga ao O GLOBO.
De acordo com a reportagem do site, Ramos informou que ligará ainda nesta quarta para Wilson Lima e que, se acionado oficialmente pelo chefe do Executivo estadual, pode enviar ajuda para gerenciar a crise, mas não necessariamente decretar uma intervenção.
O Amazonas registrou mais 209 casos de Covid-19, nesta quarta-feira (22), totalizando 2.479 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais 13 óbitos pela doença, elevando para 206 o total de mortes.