Da Redação |
O governador Wilson Lima (União Brasil) disse na quinta-feira (8) confiar na promessa do governo federal, mas apontou que, se necessário, vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para defender a manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM).
“Se afetar algum seguimento da indústria do estado do Amazonas. Se afetar setor de concentrados, duas rodas, ou seja lá o que for, nós vamos recorrer ao Supremo Tribunal Federal para que a competitividade da Zona Franca de Manaus seja mantida, e que, sobretudo, os empregos sejam preservados”, disse o governador.
Wilson se referia à decisão do governo federal de baixar as alíquotas de IPI da indústria nacional e incluir na medida os produtos produzidos na ZFM, o que põe fim às vantagens de se produzir no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Em reunião no mês passado com o presidente Jair Bolsonaro (PL), Wilson ouviu a promessa de que o governo federal editaria um novo decreto retirando os produtos da ZFM dos impactos da medida.
A proposta ainda não foi cumprida. Na quinta-feira, o jornal Folha de São Paulo divulgou uma matéria informando que o governo federal mira agora acabar com o incentivo fiscal ao polo de concentrados de refrigerante instalado no Amazonas.