Da Redação |
O Governo do Amazonas quer incluir um helicóptero na frota de aeronaves que fazem o transporte do governador Wilson Lima (União Brasil), familiares e autoridades nas agendas oficiais no Estado.
Um pregão eletrônico será realizado na sexta-feira (8) para contratar o aluguel do helicóptero. Segundo projeto básico, a aeronave deve ter capacidade mínima para seis passageiros e um tripulante.
De acordo com a justificativa do governo, dos 61 municípios do Amazonas, em 39 só é possível pousar com aeronave Anfíbio (hidroavião).
O Amazonas já tem contrato de aluguel de hidroavião para deslocamentos para esses municípios.
No entanto, o governo entende que o helicóptero seria mais uma alternativa para deslocamentos a essas cidades que não possuem aeroporto.
“Considerando que tal análise fez surgir uma nova realidade e necessidade diante do cenário atual, que gerou uma nova licitação e um novo Contrato de fretamento de Aeronave Tipo Anfíbio (hidroavião), com cerca de 100 (cem) horas mensais estimativas, assim tal contratação visa complementar tal prestação de serviços em locais com a falta de estrutura aeroportuária adequada”, informa trecho do projeto básico que defende a contratação do helicóptero.
A Secretaria de Estado da Casa Militar é o órgão que propõe a contratação do helicóptero.
A Casa Militar tem entre suas funções realizar a logística e segurança do governador, vice-governador, seus familiares e autoridades em visita oficial.
Wilson Lima disputará a reeleição este ano. Desde o ano passado o governador intensificou sua agenda oficial no interior do Amazonas.
O deputado de oposição Wilker Barreto (Cidadania) critica o contrato. Na tribuna da ALE-AM (Assembleia Legislativa), nesta quarta-feira (6), o parlamentar afirmou que vai tentar derrubar a contratação na Justiça.