Da Redação |
Em evento com estrutura que só a máquina pode oferecer, o prefeito David Almeida filiou seu secretário de Limpeza, Sabá Reis (ex-PL), no Avante, nesta quinta-feira (23), e afirmou que o partido tem coragem de lançar um candidato ao Governo do Amazonas nas eleições desse ano.
“Aonde o Avante estiver, o Avante vai participar da chapa majoritária para o governo, para o Senado. E não duvidem de que nós temos coragem, não desafiem o Avante, nós temos coragem, sim, de até lançar um candidato a governador que não seja eu”, afirmou David.
No seu discurso, o prefeito de Manaus, que preside o Avante no Amazonas, descreveu o novo filiado como “o secretário que mais trabalha no Brasil”. Em vídeo exibido no evento, a mensagem foi justamente o ritmo de trabalho imprimido na secretaria por Sabá, com destaque para a rotina de estar nas ruas da capital antes do sol nascer.
“Chega de políticos preguiçosos. Chega de gente que fazia de conta que trabalhava. O povo do Amazonas sofreu muito”, acrescentou David.
Apesar do tratamento de estrela partidária dispensado a Sabá, David deixou claro que o plano A do Avante é colocar o aliado em uma condição de coadjuvante, mas não para qualquer cargo – e sim na posição de vice de alguma chapa na disputa ao Governo do Amazonas.
Atualmente, a conversa mais adiantada para esse projeto vingar é com o governador Wilson Lima (União Brasil). David, Sabá e Wilson vêm compartilhando agendas públicas desde o final do ano passado.
No último mês, houve um distanciamento entre David e Wilson, mas tudo indica que o caminho para o acordo ainda está aberto. Um sinal que aponta nesse sentido foi a presença do presidente estadual do União Brasil, Pauderney Avelino, que integra a gestão municipal, no palanque do evento de filiação de Sabá.
“Nós, do Avante, temos certeza que aonde nós estivermos faremos a diferença. É por isso que vou procurar propostas, ideias. Nós vamos decidir com razão”, disse David, acrescentando que Sabá e a secretária Shádia Fraxe (Saúde) são os nomes que ele tem disponível para oferecer aos aliados para as vagas de vice-governador e suplente de senador na eleições de outubro.
Sabá e Shádia deixam as pastas na próxima semana.
Tentação e ‘Dia do Fico’
Ainda no seu discurso, David disse que resistiu muito à tentação de renunciar ao mandato de prefeito para disputar o Governo do Amazonas.
Segundo ele, não é fácil se manter na prefeitura vendo pesquisas que indicam seu favoritismo para vencer qualquer candidato ao governo.
“Vocês não sabem como nós fomos convidados, e fui tentado a deixar a prefeitura. É difícil para um político você olhar para uma pesquisa, duas, três, cinco, eu vi mais de dez pesquisas, aonde em todas, o nosso nome, o nome do David Almeida, ganhava a eleição para o governo do Estado de todos os candidatos. Eu não me seduzi”, afirmou David.
Em seguida, o prefeito fez uso da célebre frase de dom Pedro, de 1822, quando era príncipe-regente do Brasil, para garantir que, apesar da tentação, sua decisão é ficar na prefeitura.
“O meu amor e compromisso pela minha cidade, me fizeram dizer, assim como dom Pedro, ‘diga ao povo que fico’. Eu fico para mudar a vida da minha cidade”, disse David.