MANAUS – Com o início da janela partidária, o deputado estadual Ricardo Nicolau se filiará, nesta sexta-feira, 4, ao partido Solidariedade e realizará o lançamento da sua pré-candidatura a governador do Amazonas nas eleições de 2022. O político deixa o PSD, do senador Omar Aziz.
O evento de filiação, que contará com a presença do presidente nacional do partido, deputado federal Paulinho da Força, ocorrerá às 10h no hotel Da Vinci, localizado na rua Belo Horizonte, número 20A, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. O ato terá transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Nicolau diz ser uma terceira via para as eleições. Além dele, se propõem a assumir esse trabalho caciques experientes, o atual governador e nomes novos da política que não possuem experiência em cargos eletivos.
O ex-governador Amazonino Mendes, que a princípio migrará para o União Brasil (surgido da fusão do PSL com DEM), aparece na liderança das pesquisas de intenção de voto até aqui.
Também ex-governador, o senador Eduardo Braga (MDB) é outro que se colocou no páreo eleitoral e, até agora, segundo pesquisas, tem chances de disputar um 2º turno.
Wilson Lima (PSC) buscará a reeleição e procura um novo partido para isso. Ele tem aparecido na terceira posição nas sondagens eleitorais mais recentes.
Também já figuram como pré-candidatos a defensora Carol Braz (que acerta filiação no PDT) e o advogado Marcelo Amil (PSOL). Carol foi secretária da gestão de Wilson Lima até 2020.