A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) informou que a parceria firmada com a Prefeitura de Manaus vai facilitar a regulação pertinente aos sistemas de instalação de gases combustíveis em residências e repartições públicas do município.
O documento que oficializou a parceria foi assinado pelo governador do Estado Wilson Lima, o prefeito David Almeida e o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, na segunda-feira (21/02).
“O protocolo contempla um conjunto de ações por meio das quais se pretende viabilizar projetos e programas com impacto em diferentes áreas. A melhoria na regulação municipal para utilização de gases combustíveis é uma delas, pois proporcionará maior segurança aos usuários ao disciplinar as instalações de gás canalizado nas edificações, deixando-as aptas tanto para o uso de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) quanto para o consumo de Gás Natural (GN)”, informou a Cigás.
Obras
O protocolo servirá também para fortalecer as boas práticas de planejamento e execução de obras adotadas pela Companhia há alguns anos. Entre os procedimentos está a interlocução contínua com órgãos da Prefeitura para cientificar sobre o planejamento de obras e adequá-lo aos normativos estabelecidos pelo poder municipal.
E, ainda, a realização de obras será preferencialmente no horário noturno, utilizando o método inovador conhecido como não destrutivo, caracterizado por intervenções pontuais em ruas e avenidas para instalação de tubulação de gasodutos, seguido de asfaltamento dos trechos de intervenção com matéria-prima de alta qualidade.
“Com isso, a Cigás evita impactos à mobilidade urbana da cidade, transtornos à população e zela pelo patrimônio público”, disse René Levy Aguiar, diretor-presidente da Companhia.