Da Redação |
Nos últimos 15 dias, a média de mortes por Covid-19 no Amazonas foi de 6 óbitos por dia.
Segundo o Governo do Amazonas, em todo o mês de janeiro, o Estado registrou 62 mortes.
Do total de vítimas da doença, 76% apresentava algum fator de risco, como doenças cardiovasculares e diabetes.
As informações constam em análise epidemiológica da situação da Covid-19 no Amazonas divulgada nesta sexta-feira (28) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
“Dos 62 óbitos por Covid-19 registrados em janeiro, 76% apresentavam algum fator de risco. São pessoas com diferentes comorbidades, como doenças cardiovasculares e diabetes, que são as principais comorbidades para adultos e idosos. Além disso, 30% das pessoas que foram a óbito em janeiro não tinham esquema vacinal atualizado contra Covid-19”, disse o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros.
O boletim destaca ainda que 48% dos hospitalizados apresentam, pelo menos, um fator de risco.
“Estamos observando que as pessoas com idade entre 20 a 59 anos que estão internando por Covid-19 são, principalmente, aquelas com fatores de risco. Dentro dessa faixa etária, pessoas com comorbidade representam 48% dos internados. Em 2021, quem tinha comorbidade nesse mesmo grupo etário representava 34% dos internados”, destaca o diretor técnico.
Entre 12 e 25 de janeiro de 2022, foram 62 óbitos pela infecção registrados no Amazonas. Desse total, 61% (38) foi em Manaus e 39% (24) no interior do Estado.
Boletim ampliado
O Boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Estado do Amazonas é divulgado periodicamente e traz detalhes da atualização sobre o cenário estadual de Covid-19, incluindo indicadores relacionados à positividade da infecção, hospitalização e óbitos pela doença.
O documento é produzido pela Sala de Análise de Situação de Saúde da FVS-RCP.