MANAUS – Com dados atualizados até quinta-feira (16), o quarto boletim da “Situação Epidemiológica de COVID-19 e da Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado do Amazonas”, divulgado nesta sexta-feira (17), mostra que o vírus SARS-CoV-2 já alcança 92% da capital amazonense.
Conforme o levantamento, os bairros com maior número de casos registrados até quinta são Aleixo (71), Cidade Nova (61) e Parque 10 de Novembro (59).
Dados divulgados neste sábado (18) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) mostram que Manaus concentra 83,97% dos casos do Amazonas, ou 1.593 de 1.897 confirmados em todo o Estado.
Na sexta, a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, foi enfática ao dizer que o vírus já está presente em todos os bairros da cidade.
“Nós temos o vírus hoje em todos os bairros de Manaus. E, conforme vocês podem observar, nós temos concentração de casos no Alvorada, no Parque 10 de Novembro e na Cidade Nova”, destacou ela, durante “live” da atualização de casos da doença.
“Vemos também aquilo que eu já falei há algumas semanas, da nossa grande preocupação com a disseminação do vírus pelas zonas Norte e Leste da cidade”, observou.
O reflexo disso, apontou ela, é o aumento expressivo de atendimento das unidades de saúde de ambas as zonas. “A exemplo do Hospital João Lúcio, da Zona Leste, e do Platão Araújo, que atende a Zona Norte e parte da Zona Leste”, acrescentou.