MANAUS – Inaugurado há cinco dias e com 22 leitos ocupados, hospital de campanha da Prefeitura de Manaus para casos de Covid-19 já precisa de ampliação de leitos. Desse total de leitos ocupados, 17 são de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Até a noite de quinta-feira (16), segundo a prefeitura, o hospital estava em funcionamento com a UTI 1 e uma nova unidade semi-intensiva atendendo a um total de 22 pacientes.
A unidade, conforme a prefeitura, está sendo preparada para disponibilizar mais de 150 leitos.
O Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes é gerido pela Prefeitura de Manaus e pelo Grupo Samel e fica localizado no bairro Lago Azul, Zona Norte.
De acordo com a prefeitura, uma segunda Unidade de Terapia Intensiva (UTI 2), além de mais duas unidades semi-intensivas já serão entregues nos próximos dias.
Segundo o diretor da Samel, Ricardo Nicolau, as obras de adaptações da UTI 2 e as semi-intensivas 2 e 3 da nova unidade foram finalizadas.
Perfil dos pacientes
“Estamos com 22 pacientes, sendo 17 na UTI e cinco na semi-intensiva. Um paciente recebeu alta da UTI para a semi e apenas um está em estado grave, porém estável. Todos estão fazendo uso da ventilação não invasiva. Analisamos o perfil médio dos pacientes mais vulneráveis a esse vírus são homens de 30 a 89 anos, com predominância entre 50 e 60 anos, e tendo a obesidade como fator de risco”, detalhou o médico George Bady, gestor do hospital.