MANAUS – Vídeo que circulou na Internet na quinta-feira (16) mostrou a dificuldade do hospital público João Lúcio, em Manaus, Amazonas, em acondicionar corpos de pacientes que morreram sob suspeita de Covid-19.
As imagens mostram alguns corpos em ambientes onde há pacientes internados. No vídeo, uma pessoa, que aparentemente é a autora da captação das imagens, falam em mais de dez mortes.
Em nota, o Governo do Amazonas confirmou que as imagens são do hospital, localizado na zona Leste de Manaus.
Na nota, o governo informa que 14 pessoas morreram na unidade entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira (16).
Com o hospital referência para pacientes de Covid-19, o Delphina Aziz, operando no limite, outras unidades da rede pública passaram a receber casos da doença, como é o caso do João Lúcio.
“O Hospital João Lúcio tem recebido pacientes suspeitos de Covid-19 até que seja ampliado o número de leitos do Hospital Delphina Aziz e o Hospital da Nilton Lins entre em operação”, diz trecho da nota.
Abaixo o vídeo:
Abaixo a nota do governo:
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) esclarece que os 14 óbitos ocorridos no Hospital João Lúcio, entre a noite de ontem e o início da manhã desta quinta-feira (16/04), foram de pacientes suspeitos de Covid-19. Dos 14 óbitos, cinco já haviam sido liberados até às 17h desta quinta-feira, e nove aguardavam os familiares com as declarações de óbito.
A Susam informa, ainda, que o Hospital João Lúcio tem recebido pacientes suspeitos de Covid-19 até que seja ampliado o número de leitos do Hospital Delphina Aziz e o Hospital da Nilton Lins entre em operação. Com a capacidade ampliada do Delphina e o reforço dos leitos do hospital de retaguarda, o HPS João Lúcio ficará exclusivo para o atendimento de urgência e emergência para suporte da rede.
Desses pacientes, oito tinham idade acima de 60 anos, seis tinham comorbidades severas, todos foram admitidos no hospital em estado grave, sendo cinco nas últimas 24 horas. Todos os pacientes receberam assistência adequada e manejo clínico de acordo com as suas necessidades, medicação e oxigênio.
Contêiner
O Governo do Amazonas divulgou nesta sexta-feira (17) que instalou um contêiner frigorífico no Hospital e Pronto Socorro (HPS) João Lúcio, na zona leste de Manaus, exclusivo para acondicionamento de corpos de vítimas suspeitas de Covid-19.
“A medida é necessária para evitar a permanência dos corpos dentro do hospital durante o período em que as famílias são avisadas com a dignidade e o cuidado necessário, e assim possam providenciar o breve funeral e sepultamento”, diz trecho da nota.