MANAUS – A deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) apresentou, durante a sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) desta quarta-feira (15), um requerimento ao Congresso Nacional indicando o adiamento das eleições municipais de outubro e a utilização do Fundo Eleitoral (FEFC) nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus.
Os recursos para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) em 2020 estão estimados em R$ 2 bilhões.
“Eu acho que é bem positivo, eu acho que é uma coisa que a população espera, o uso do Fundo Eleitoral para o combate ao coronavÍrus, enfim para ajudar economia”, disse Alessandra, vice-presidente da ALE-AM, ao observar que a iniciativa oriunda do Parlamento amazonense pode servir de estímulo para outras Casas Legislativas Brasil afora e consolidar a proposta nacionalmente. “Até porque, há uma expectativa grande de que as eleições sejam adiadas”, disse a parlamentar.
O decano do Parlamento, deputado Belarmino Lins (Progressistas), sugeriu que a proposta fosse encaminhada em nome da ALE-AM.
“Eu acho que é propositura de vossa excelência é uma propositura, sem dúvida, oportuníssima e que saia em nome do Poder Legislativo para fortalecer e chegar a cada assembleia com o grito do Amazonas pelo adiamento das eleições, pelo uso dos recursos do fundo da eleição para a pandemia de Covid-19”, disse Belarmino à vice-presidente.