MANAUS – Até então aliado do Governo do Amazonas e voluntário em colaborar com as decisões do Estado na área de Saúde, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) fez um forte desabafo na sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) desta quarta-feira (8), e disse que “está cansado de não ser ouvido”.
Membro da família que comanda o grupo Samel Plano de Saúde, Ricardo Nicolau disse que já ofereceu pessoal e recursos financeiros ao Governo do Amazonas. Ele se irritou ao ouvir os deputados da base acusarem a oposição de tentar politizar a crise no setor de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus.
A ALE-AM aprovou durante a sessão um requerimento para convocar a nova secretária de Saúde, Simone Papaiz, para uma reunião na comissão de Saúde da Casa. A proposta foi apresentada pelo deputado de oposição, Wilker Barreto (Podemos).
“Tudo é política?!. Acabou com isso. Ou nós vamos fazer a coisa da forma correta, vamos abrir leitos, tratar o paciente de forma precoce, ou então vamos ser, além de uma vergonha nacional, nós vamos colecionar mortes. Vamos trazer equipe aqui de Manaus. Tem muita gente boa para trabalhar, vamos usar outras tecnologias, implantar protocolos. Ou se faz alguma coisa ou depois vamos lamentar. Não dar tempo de esperar. Tem que trabalhar 24 horas, tem que colocar os leitos para funcionar, tem que arranjar equipe, dinheiro tem no Estado. Desculpa por fazer esse desabafo, estou andando nas ruas, vendo as pessoas sofrendo, morrendo e, se fala em política. Que porra de política nada, rapaz. Vamos trabalhar. É todo mundo dar as mãos, chamar os médicos. […] Vamos acabar com essa coisa de ficar empurrando, de tira um, tira outro. [..] Estou cansado de falar e não ser ouvido […] Nós já nos disponibilizamos a entrar inclusive com recurso nosso, com pessoal nosso, com qualquer coisa. Ou se faz alguma coisa ou vamos assistir uma catástrofe na nossa cidade”, disse Nicolau.
O grupo Samel tem contribuído com algumas ações do Estado no combate ao novo coronavírus.