MANAUS – Subiu para 636 o número de pessoas, no Amazonas, infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Nas últimas 24 horas, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) identificou 104 casos novos da doença.
A atualização dos dados sobre o novo coronavírus, no Amazonas, foi feita, nesta terça-feira (7), pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, em vídeo transmitido pelas redes sociais do Governo.
Dos 636 casos, 560 são de Manaus e 76 do interior. Além da capital do Amazonas, as cidades que já identificaram casos de Covid-19 são Manacapuru (42), Itacoatiara (9), Santo Antônio do Içá (7), Parintins (4), Iranduba (3), Tonantins (3), Anori (1), Boca do Acre (1), Careiro da Várzea (2), São Gabriel da Cachoeira (1), São Paulo de Olivença (2) e Novo Airão (1).
Rosemary informou que, nesta terça, permanece em 44 o número de pessoas infectadas que saíram do período de transmissão do vírus (quarentena).
Número de pacientes internados
Do total de pacientes com a doença, 104 estão internados, 46 deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desse pacientes graves, 18 estão na UTI do Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, que é referência na rede pública para o atendimento de casos graves. Os outros 28 casos de UTI estão na rede particular.
Casos em investigação
A FVS-AM informou que até esta manhã, o Laboratório Central do Estado do Amazonas (Lacen-AM), em Manaus, tinha 120 amostras biológicas de pacientes aguardando processamento.
Número de mortos por Covid-19 no AM chega a 23
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informou que o Amazonas registra 23 mortes confirmadas para o novo Coronavírus (Covid-19). Três óbitos que estavam em investigação foram confirmados, e um paciente internado, de 57 anos, faleceu nesta madrugada no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona norte de Manaus.
Os três óbitos que estavam em investigação e testaram positivo são de pacientes idosos. São eles uma mulher de 84 anos, com histórico de diabetes, hipertensão e cardiopata, que faleceu no sábado (04/04) no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) José Lins; um homem de 61 anos, sem histórico de comorbidade, que veio a óbito no domingo (05/04) no HPS Delphina Aziz; e um homem de 72 anos, hipertenso, falecido no sábado (04/04) no HPS Delphina Aziz.
Outro homem, com diagnóstico positivo para Covid-19, veio a óbito na madrugada. Com histórico de hipertensão arterial sistêmica e insuficiência renal crônica não-dialítica, o paciente estava internado desde a sexta-feira (03/04) no HPS Delphina Aziz, onde deu entrada com quadro de insuficiência respiratória e pressão arterial baixa. Ele foi encaminhado para a Sala Rosa da unidade de saúde, e no mesmo dia levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Nesta madrugada, o homem sofreu parada cardiorrespiratória, passou por processo de reanimação, sem sucesso, evoluindo a óbito às 01h38.
A FVS-AM investiga ainda outros sete óbitos suspeitos para Covid-19.