MANAUS – O Governo do Amazonas recebeu, na noite desta sexta-feira (3), 15 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde que vão ampliar a capacidade de atendimento em UTI no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, na Zona Norte da Manaus, que é unidade referência para o atendimento de casos de Covid-19 no Estado.
Os respiradores vieram em um avião cargueiro C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira, que saiu do Rio de Janeiro e pousou por volta de 23h na Base Aérea de Manaus.
“Esses equipamentos foram oferecidos pela rede D’Or ao Governo Federal, que priorizou o estado do Amazonas em razão do agravamento que nós tivemos de alguns casos no hospital Delphina Aziz. Isso daqui vai ser importante para que a gente possa aumentar a nossa capacidade de atendimento”, afirmou o governador.
Wilson Lima agradeceu ao Governo Federal e ao ministro da Saúde, Luís Henrique Mandetta. “O ministro Mandetta, junto com toda a sua equipe, tem sido muito competente na condução das ações diante da crise que nós estamos enfrentando, tem tido um relacionamento muito bom os estados e uma sensibilidade muito grande no momento em que prioriza a vinda aqui para o estado do Amazonas desses respiradores, que vão nos ajudar no atendimento de pacientes que chegam no Delphina, agravados com síndromes respiratórias”, ressaltou.
Os novos respiradores foram descarregados ainda na noite e seguiram direto para o Hospital Delphina Aziz, unidade referência para casos do novo coronavirus.
“A situação de agravamento de pacientes com síndromes respiradores incluindo o Covid, nas últimas 24 horas, nos preocupa muito. Os respiradores saem daqui direto para o Delphina e lá já existe uma equipe aguardando para calibrá-los, testá-los e então entrarão em funcionamento imediatamente”, afirmou o governador.
Além dos aparelhos, a aeronave trouxe materiais que as Forças Armadas vão usar em ações de desinfeção em unidades de saúde, desenvolvidas em parceria com o Governo do Amazonas.
“Estão vindo os equipamentos de defesa química, bacteriológica, radiológicas e nuclear que vão ser empregadas por um pelotão do nosso batalhão de operações ribeirinhas da Marinha nessas ações de desinfecção em Manaus”, afirmou o general de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante militar da Amazônia.
O governador Wilson Lima destacou a parceria com as Forças Armadas nas ações de enfrentamento ao coronavírus. “As forças têm sido muito importantes nesse processo, o Exército Brasileiro, a Marinha e também a Aeronáutica, que conhecem muito bem a nossa logística e a nossa região. Nós temos conversado com todos eles, com os comandantes, para que as nossas ações possam ser conjuntas. Esse é um momento de união”, disse ele.