MANAUS – Pré-candidato à reeleição, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, confirmou na noite desta sexta-feira, 3, sua desfiliação do PSDB, do prefeito de Manaus, Arthur Neto.
Ao ESTADO POLÍTICO, Garcia informou que se filiou ao DEM, de Pauderney Avelino. Bi Garcia estava filiado ao PSDB há 28 anos.
“Eu passei 28 anos no PSDB, me filiei em 1992, mas foi assim: 28 anos de muitas vitórias, de muitas conquistas, o partido sempre me tratou muito bem. E o momento realmente de mudança, saio de forma consensual e reconhecendo todo o apoio que o partido sempre me deu, mas é um outro momento e agora nós vamos para uma nova trajetória se filiando ao DEM”, disse o prefeito ao site.
O prefeito, declarou que apesar dos prazos do calendário eleitoral, a prioridade, no momento, é o combate à pandemia do novo coronavírus. Parintins registra 3 casos da doença, sendo um óbito.
“Me filiei hoje (sexta-feira) e vamos aí para o processo de reeleição que vai acontecer ainda sem data definida, pode haver alguma mudança de data, mas nesse momento apenas aconteceu essa mudança, não tão importante quando combater o coronavírus que está entrando com força no Amazonas”, declarou o prefeito.
Janela Partidária
Data chave do calendário eleitoral, a janela partidária iniciou no dia 5 de março e terminou nesta sexta, 3. O prazo de filiação para aqueles que não têm partido termina à meia noite deste sábado, 4.
Nesse período, vereadores podem mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Ao trocarem de partido, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas.
A reforma eleitoral de 2015 permitiu a troca de partido nos 30 dias anteriores ao último dia de prazo para filiação partidária de quem pretender disputar a eleição. Esse prazo termina em 3 de abril, seis meses antes do primeiro turno da eleição.
O primeiro turno das eleições municipais, que escolherão prefeitos, vices e vereadores, será em 4 de outubro; o segundo (somente em municípios com mais de 200 mil eleitores), em 25 de outubro.