MANAUS – Na busca de mais recursos e apoio político para as campanhas deste ano, os vereadores Gilvandro Mota e Ceará do Santa Etelvina se filiaram nesta sexta-feira, 3, ao PSDB, do prefeito de Manaus Arthur Neto.
A informação foi confirmada ao ESTADO POLÍTICO pelo presidente municipal do PSDB, Luiz Alberto Carijó.
Gilvandro, que é vice-líder de Arthur Neto na CMM (Câmara Municipal de Manaus), deixou o PTC. Ceará do Santa Etelvina se desfiliou do DEM, de Pauderney Avelino.
Com isso, segundo Carijó, o PSDB passa a ter quatro vereadores na CMM: Elias Emanuel, Dante, Gilvandro Motta e Ceará do Santa Etelvina.
O partido registrou uma baixa em seus quadros com mandato. O presidente da CMM, Joelson Silva, decidiu deixar a legenda de Arthur Neto e se filiar ao Patriotas, comandado no Amazonas pelo deputado estadual Felipe Souza.
Janela Partidária
Data chave do calendário eleitoral, a janela partidária iniciou no dia 5 de março e terminou nesta sexta, 3. O prazo de filiação para aqueles que não têm partido termina à meia noite deste sábado, 4.
Nesse período, vereadores podem mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
A reforma eleitoral de 2015 permitiu a troca de partido nos 30 dias anteriores ao último dia de prazo para filiação partidária de quem pretender disputar a eleição. Esse prazo termina em 3 de abril, seis meses antes do primeiro turno da eleição.
O primeiro turno das eleições municipais, que escolherão prefeitos, vices e vereadores, será em 4 de outubro; o segundo (somente em municípios com mais de 200 mil eleitores), em 25 de outubro.
+Comentadas 1