MANAUS – Após pedido de ajuda feita pelo secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, na quinta-feira, 2, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta afirmou em coletiva nesta sexta-feira, 3, ter emprestado 15 respiradores da Rede D’Or São Luiz, do Rio de Janeiro, e encaminhado para Manaus.
“Foi um pedido meu, pessoal a Rede D’Or, eu não queria retirar os respiradores públicos para mandar para Manaus, então eu fiz uma custódia. A Rede D’Or me cedeu 15 (respiradores), mandei para Manaus para atender pontualmente, depois que chegar e conseguindo colocar, eu devolvo e agradeço”, disse Mandetta em coletiva nesta sexta.
Segundo Mandetta, Tobias ligou pedindo auxílio do Ministério da Saúde. “Tive que pedir respirador de um estado para mandar, via FAB (Força Aérea Brasileira) para Manaus”, declarou o ministro da Saúde.
Risco de Colapso
O titular da Susam, Rodrigo Tobias, reafirmou em coletiva online nesta sexta, que a rede estadual de saúde está prestes a entrar em colapso. Dos 50 leitos disponíveis no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, referência para casos de coronavírus no Amazonas, 45 já estão ocupados por pacientes entubados.
“O colapso pode acontecer semana que vem, final do mês, pode acontecer dependendo do aumento do número de casos e só há aumento do número de casos se houver movimentação entre as pessoas. Se as pessoas não ficarem em casa a gente não tem condição de quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Se a gente não quebra a cadeia, provavelmente em algum momento nosso sistema que é limitado pode entrar em colapso”, disse Tobias.