MANAUS – Estado da região Norte mais afetado pelo surto de novo coronavírus, com 260 casos e 7 mortes, o Amazonas tem 600 testes no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) aguardando resultado.
A informação foi divulgada em live nas redes sociais do Governo do Amazonas, nesta sexta-feira, 3, pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, e pelo secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias.
“Temos hoje no Lacen 600 exames aguardando resultados. Ontem, eram cento e poucos, hoje são 600. E nós só coletamos amostras de pacientes que atendem a definição de caso. Ou seja, pacientes que realmente são suspeitos de Covid”, disse Rosemary.
A diretora da FVS alertou que as pessoas seguem desrespeitando as orientações do Ministério da Saúde de ficar em casa e cumprir o isolamento domiciliar, o que pode resultar, já nos próximos dias, numa “explosão de casos” no Amazonas.
“Isso quer dizer que temos o vírus solto sendo levado pelas pessoas, sendo transmitido e espera-se sim uma explosão de casos nos próximos dias”, disse Rosemary.
Casos confirmados
Em Manaus, são 232 casos confirmados para o novo coronavírus. No interior, são 28 casos: Parintins com 3 casos, sendo um óbito; Manacapuru com dez casos, sendo dois óbitos; Itacoatiara (4); Santo Antônio do Içá (4); Anori (1); Boca do Acre (1); Novo Airão (1), Careiro da Várzea (1), Tonantins (3).
Pacientes internados
O Amazonas tem 174 pessoas com o Covid-19 em isolamento domiciliar e 39 internadas.
Segundo Rosemary, há em Manaus 25 pacientes internados em unidades privadas e 14 no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, unidade pública de referência para o atendimento de casos graves de Covid-19 no Amazonas.
Dos 25 internados em hospital privado, 12 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos 14 internados no Delphina Aziz, 5 estão em UTI.
A FVS-AM informou que subiu para 40 o número de pessoas que saíram do período de transmissão do vírus (quarentena).
Mortes
O Amazonas tem até aqui sete mortes em decorrência da Covid-19, com todas as vítimas do sexo masculino. Um deles morava em Parintins, outro em Manacapuru e os outros cinco na capital do Estado.
+Comentadas 1