MANAUS – A Prefeitura de Manaus começou nesta quarta-feira (1º) a lavar e higienizar locais de grande circulação de pessoas da capital amazonense.
Devem receber a ação os terminais de integração, plataformas centrais de ônibus e o entorno das unidades de saúde referenciadas no atendimento do novo coronavírus (Covid-19), que já infectou pelo menos 159 pessoas na cidade.
O primeiro local a receber a ação, nesta manhã, foi o Terminal de Integração – T1, no Centro.
Em nota, o prefeito Arthur Neto afirmou que ação é uma questão de saúde pública e obrigação do poder público. “Mas também tem um grande simbolismo, porque queremos que a população entenda que a higiene nesse momento é a nossa principal arma de prevenção ao coronavírus”, acrescentou, reforçando que todos devem fazer a sua parte, lavando bem as mãos com água e sabão e utilizando o álcool em gel.
Também recebem a limpeza com com água e hipoclorito de sódio, além do T1, as plataformas centrais ao longo da avenida, Terminal do São José (T5) e plataformas da avenida Grande Circular, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) José Rayol, Leonor Brilhante e José Amazonas Palhano, em um raio de 50 metros de cada unidade.
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que disponibilizará quatro caminhões-pipa, duas vassouras coletoras bobcat, além das equipes de borrifação, para a ação realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Limpeza Pública (Semulsp), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a empresa concessionária Águas de Manaus.
Segundo o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, a limpeza terá como foco os corrimões, calçadas, bancos e demais espaços compartilhados pela população. “Antes de iniciarmos as lavagens, as equipes da Semulsp já terão reforçado a varrição e o recolhimento do lixo. Nos terminais e UBSs atuaremos com caminhões-pipa de quatro mil litros. Já nas plataformas centrais vamos atuar com as equipes de borrifação”, explicou.
À tarde, está prevista a continuação de higienização no T5, pela extensão da estrutura; e limpeza e higienização do Terminal da Cachoeirinha (T2); das plataformas da Torquato Tapajós; e da UBS Leonor de Freitas. A ação será constante e irá alcançar os demais terminais, plataformas e unidades de saúde referenciadas para casos de Covid-19, segundo a prefeitura.