MANAUS – A cada 10 casos do novo coronavírus diagnosticados na região Norte, 6 são no Amazonas. O primeiro do Norte a identificar casos de Covid-19, o Estado segue liderando as estatísticas na região.
Até a segunda-feira (31), dos 254 da região Norte, 151 eram no Amazonas. Ou seja, o Estado representa 59,4% do total de casos na região.
Questionada por que o Estado representa mais da metade dos casos na região, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, creditou os números à boa qualidade do serviço de vigilância epidemiológica do Estado.
“Nós temos uma excelente rede de vigilância epidemiológica, que é muito sensível, que notifica, e com a identificação nós vamos investigar e identificar quem realmente atende definição de caso para fazer coleta de amostras biológicas. Essas amostras são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que é um excelente laboratório, de referência, e tem agilidade na liberação de resultados. Então, isso, com certeza, deve influenciar nos nossos resultados”, declarou a diretora da FVS-AM durante coletiva na segunda-feira.
Com aparente dificuldade para identificar e diagnosticar seus casos, os demais estados enfrentam o problema da subnotificação.
Os casos da região Norte representam 6% do total de casos no País: 4.579. O total de óbitos no Brasil é de 159.
Veja abaixo a quantidade de casos por Estado da região:
Amazonas: 151
Acre: 42
Amapá: 8
Pará: 21
Rondônia: 6
Roraima: 16
Tocantins: 10
Para mais detalhe sobre a distribuição de casos da doença no Brasil, clique aqui.
Para obter informações sobre prevenção ao vírus, clique aqui.
2ª morte no Amazonas
O Amazonas registrou na noite de segunda-feira a 2ª morte no Estado por coronavírus. Segundo nota do governo desta terça-feira (31), a vítima, um homem de 43 anos, estava internada no hospital e pronto-socorro Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus, desde o dia 21 deste mês.
Foto: Divulgação/Susam