MANAUS – O Amazonas tem 140 pessoas com diagnósticos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) neste domingo, 29. Nas últimas 24 horas, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) identificou 29 casos novos da doença.
A atualização dos dados sobre o novo coronavírus, no Amazonas, foi feita, neste domingo, 29, pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, e pelo secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, em vídeo transmitido pelas redes sociais do Governo.
Até aqui, foram identificados 9 casos de coronavírus em municípios do interior do Amazonas: Parintins (2); Manacapuru (2); Santo Antônio do Iça (1) e Boca do Acre (1). Há dois novos municípios com registro de Covid-19 no interior: Itacoatiara com 2 casos e Anori com 1 caso.
Segundo Rosemary, há em Manaus 16 pacientes internados em unidades privadas e 5 no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, unidade pública de referência para o atendimento de casos graves de Covid-19 no Amazonas.
Dos 16 internados em hospital privado, 6 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos 5 internados no Delphina Aziz, 4 estão em UTI. Estes estão sendo submetidos ao tratamento experimental com o uso de cloroquina.
Os pacientes que não estão internados, que somam 119 casos, estão em isolamento domiciliar, monitorados e acompanhados diariamente por profissionais de saúde, informou a diretora-presidente da FVS-AM.
AM registra uma morte por Covid-19
Um homem de 49 anos de idade, diagnosticado com o novo Coronavírus (Covid-19), faleceu na terça-feira, 24, no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona norte de Manaus.
Proveniente do município de Parintins, ele veio para Manaus em UTI aérea e foi internado no HPS Delphina Aziz no sábado, 21, com quadro de insuficiência respiratória com grave comprometimento pulmonar.
O paciente era portador de hipertensão arterial sistêmica. No dia 22, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi socorrido e estabilizado, sendo acompanhado pela equipe médica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Delphina.
Na terça-feira, o paciente apresentou parada cardio-pulmonar, instabilidade hemodinâmica e nova parada cardiorrespiratória. A equipe procedeu manobras de ressuscitação, contudo o paciente não resistiu veio óbito no início da noite.