MANAUS – O Amazonas tem 111 pessoas com diagnósticos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) neste sábado (28). Nas últimas 24 horas, foram identificados 30 novos casos de Covid-19.
O interior permanece com seis casos, Manacapuru (2), Parintins (2), Boca do Acre (1) e Santo Antônio do Içá (1). Em Manaus são 105 casos.
Em live transmitida neste sábado pelas redes sociais do Governo do Amazonas para atualização de informações sobre o novo coronavírus no Estado, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, informou que o Amazonas entrou na fase de transmissão comunitária, quando não é possível mais identificar quem está transmitindo o vírus para quem.
Rosemary reforçou a necessidade da população continuar evitando sair de casa. Para el, a medida tem surtido efeito, dando como exemplo o reduzido número de pacientes internados e em estado grave, assim como a baixa letalidade entre eles.
Coronavírus no Amazonas
O Amazonas tem 12 pacientes internados, dois deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, e 10 na rede privada, sendo três em UTI. Com a confirmação de transmissão comunitária, a diretora-presidente da FVS reforçou a isolamento social como uma experiência eficaz de outros países na retardação da disseminação do vírus. Neste sábado, o Amazonas registrou mais 30 novos casos da doença, o que, segundo ela, mostra a curva ascendente da Covid-19.
“Aumenta a responsabilidade de todos, repito, de todos, permanecerem em casa. Nós precisamos evitar a circulação de pessoas e a aglomeração de pessoas, de tal modo a diminuir a transmissão do vírus e também de tal modo a permitir que nós não tenhamos muitos casos simultâneos”, alertou a diretora-presidente.
Testagem rápida
Segundo o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior, da Secretaria do Estado do Amazonas (Susam), Cássio Espírito Santos, o Governo do Amazonas adquiriu dois lotes de 30 mil testes rápidos para o novo coronavírus, que serão distribuídos para todos os municípios.
“Nós estamos adquirindo os testes em dois lotes: o primeiro de 30 mil e o segundo de 30 mil. Os testes serão distribuídos para todos os municípios do Amazonas, e a gente está fazendo uma escala de distribuição. Fora os testes rápidos que a Secretaria de Estado vai estar disponibilizando, a FVS vai distribuir também os kits para coleta nos municípios, para que sejam encaminhados ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas) na capital”, ressaltou Cássio.
Foto: Divulgação/Susam
+Comentadas 1