MANAUS – Em meio à pandemia do novo coronavírus, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou nesta quarta-feira, 25, que é inviável realizar o Festival de Parintins no mês de junho. A 55º edição do festival estava prevista para ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho.
“O fato é que está inviável pelo quadro que a gente observa no mundo que o festival seja realizado no último final de semana de junho. A gente não tem expectativa de que em junho a situação já esteja resolvida, até porque o Festival de Parintins começa a ser preparado um ano antes. E aí as agremiações precisam se movimentar, precisam fazer suas preparações nos galpões, contratação de artistas, mão de obra. Todas essas coisas precisam ser viabilizadas e não haverá tempo hábil para isso”, disse Wilson.
A declaração do governador foi dada durante entrevista coletiva online sobre a atualização dos casos de coronavírus no Amazonas. De acordo com a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), o estado registrada nesta quarta 54 casos confirmados da Covid-19 e uma morte. A primeira vítima da doença no Estado é um homem de 49 anos, oriundo de Parintins.
Wilson disse ainda que já iniciou as primeiras conversas com o prefeito de Parintins, Bi Garcia, e com os presidentes dos bois Garantido e Caprichoso.
“Nós vamos tomar essa decisão ainda esse mês de março para saber como é que a gente vai fazer, se adia para o final do ano, se cancela e só realiza ano que vem, mas isso a gente ainda vai detalhar”, declarou o governador.
Os ingressos oficiais do 55º Festival Folclórico de Parintins estão esgotados, de acordo com site oficial do evento (https://www.festivaldeparintins.com.br/).