MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) divulgou nesta quarta-feira, 25, que vai assinar um novo decreto estabelecendo que todos os passageiros que desembarcarem no aeroporto internacional Eduardo Gomes serão colocados em quarentena compulsória.
O Amazonas registra nesta quarta, 54 casos confirmados de coronavírus e uma morte. Há 21 casos em investigação.
Segundo Wilson, o governo estadual desenvolveu, por meio de uma empresa privada, um aplicativo para monitorar os passageiros que serão colocados em quarentena.
“Eu vou baixar um decreto para colocar todo mundo que descer pelo aeroporto Eduardo Gomes em quarentena. Nós estamos trabalhando numa solução tecnológica e amanhã já teremos pronto esse aplicativo que vai fazer esse monitoramento. É uma solução que foi desenvolvida pela empresa INN em parceria com os profissionais da FVS e da Susam”, disse Wilson.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (25), durante coletiva de imprensa on-line concedida pelo governador e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto.
“Já fizemos os primeiros testes hoje (quarta-feira), o aplicativo está funcionando muito bem então, a partir de amanhã, todos os que descerem via aeroporto Eduardo Gomes serão instados a baixar o aplicativo e passarão a ser monitorados por 14 dias. Isso é importante na medida em que nós vamos saber se a pessoa desenvolve algum sintoma do novo Covid, e nesse caso, se os sintomas forem leves ela será orientada à distância a manter o isolamento social. Se houver algum tipo de agravamento iremos ter conhecimento disso e essa pessoa será encaminhada para o Delphina Aziz”, disse Rosemary.
De acordo com o governador, a partir do momento que o passageiro baixar o aplicativo, estará sendo monitorado onde quer que esteja. “É uma espécie de GPS”, disse Wilson.
O aplicativo, segundo Wilson, também será utilizado nos pacientes já diagnosticados com coronavírus no Amazonas e que se encontram em isolamento domiciliar.