MANAUS – O paciente com novo coronavírus transferido de Parintins para Manaus no sábado (21) apresentou quadro grave de insuficiência respiratória.
A informação foi divulgada pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura do município na tarde deste domingo (22).
Segundo o prefeito, o homem, cuja idade não foi divulgada, seria oriundo de Manaus, e passou por Parintins quando se deslocava para o município de Nhamundá, onde teria ido pescar.
Ao retornar da pescaria, o paciente parou em Parintins novamente, já com sintomas da doença, como dificuldade para respirar. O homem então procurou atendimento no hospital Jofre Cohen, onde foi internado em isolamento, até ser transferido de UTI aérea para Manaus.
Na manhã deste domingo, o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias de Sousa, informou que o paciente está internado em uma UTI do Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz. O local é a unidade de referência da capital do Amazonas para pacientes com Covid-19.
Contatos investigados
O prefeito de Parintins informou que todas as pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo localizadas e orientadas a ficarem em isolamento domiciliar.
Bi Garcia pediu que a população respeite a orientação de isolamento social, que é a única forma de impedir a propagação do vírus.
“Todos os contatos do paciente estão sendo investigados e vão ser orientados a ficarem em casa. […] Se você ficar em casa, evitar grandes concentrações de pessoas, você vai evitar que o vírus seja transmitido para outras pessoas. […] O vírus já entrou na nossa cidade, portanto, quem carrega o vírus na nossa cidade são as pessoas. Se você entrar nesse processo de isolamento social, você não vai carregar o vírus”, declarou o prefeito.
Até este domingo, segundo o prefeito, Partintins tinha 8 casos suspeitos da Covid-19. Após exames, sete deles já haviam sido descartados e um confirmado.
Parintins é o primeiro município do interior do Amazonas a confirmar um caso da doença.
Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, o paciente teria sido infectado após entrar em contato com pessoas oriundas de São Paulo.
O Amazonas tem 26 casos confirmados da doença.
Foto: Pitter Freitas/Prefeitura de Parintins